Pesquisa personalizada
Busca de Sites: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Establecer esta página como inicio Agregar esta pagina a favoritos

  Diretório   Música   Fotos   Horóscopo   Saúde   Jogos   Moda   Esotérico   Viagens & Turismo   Gastronomia   Futebol
  Automóveis   Economia   Notícias   Software   MP3   Jornais   Hotéis   TV ao Vivo!   Informática   Rádios   Namoro

DILMA REAJUSTA EM MÉDIA DE 19,4% DO BOLSA FAMÍLIA

BRASÍLIA (Reuters) - A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta terça-feira, em Irecê (BA), o reajuste dos benefícios do programa Bolsa Família, em média, em 19,4 por cento. Com isso, os valores destinados às famílias de baixa renda passam a variar entre 32 reais a 242 reais por mês.

A presidente, que escolheu a Bahia para fazer o anúncio por ser o Estado que mais recebe o benefício, disse que o impacto do reajuste este ano será de 2,1 bilhões de reais. Na véspera, ministros de Dilma detalharam os cortes de despesas no Orçamento que totalizaram 50,1 bilhões de reais.

"Estou hoje aqui para cumprir esse papel fundamental que é priorizar aqueles mais pobres do nosso país", afirmou Dilma, que participou de cerimônia para anunciar programas de cidadania e geração de renda para mulheres d e áreas rurais.

"Vocês ouviram sempre desde minha posse, desde a campanha eleitoral, eu assumi um compromisso, e esse compromisso está clarinho no lema do meu governo: 'País rico é país sem miséria'", disse.

Parte do reajuste já estava prevista na Lei Orçamentária Anual (LOA) e haverá ainda remanejamentos de outros órgãos, segundo informou em nota o Ministério do Planejamento. Um decreto de suplementação disponibilizará 1,34 bilhão de reais, sendo 1 bilhão de reais carimbados para o reajuste e 340 milhões de reais serão remanejados do Ministério do Desenvolvimento Social. Além disso, um projeto de lei remanejará outros 755 milhões de reais da reserva de contingência para esse fim.

Este é o quarto aumento desde que o programa foi criado, em 2003. A medida beneficiará 12,9 milhões de famílias, cerca de 50 milhões de pessoas com renda mensal per capita de até 140 reais, nas contas do governo.

ANO ELEITORAL

O valor ajustado representa, em média, um aumento real de 8,7 por cento acima da inflação do período de setembro de 2009 --quando foi concedido o último reajuste-- a março de 2011.

Segundo Dilma, o programa não teve reajuste em 2010 por ser ano eleitoral. "A gente não fez política com o Bolsa Família em época de eleição", disse.

Os maiores reajustes foram nos benefícios variáveis, aqueles pagos por dependente que estiver matriculado na escola. As famílias que estiverem inscritas no programa e que tiverem filhos de até 15 anos passam a receber 32 reais por criança, além do benefício básico (70 reais). Antes esse valor era de 22 reais, que foi corrigido em 45,5 por cento.

No caso dos filhos que têm entre 16 e 17 anos, o benefício foi reajustado em 15,2 por cento e passou de 33 reais para 38 reais. Segundo o governo, o aumento foi mais alto nos benefícios variáveis, porque eles têm maior impacto sobre a extrema pobreza. Hoje, 25 por cento dos beneficiários do Bolsa Família têm até 9 anos de idade e mais de 50 por cento têm idade inferior a 20 anos.

Segundo o governo, apenas 0,1 por cento das famílias beneficiadas pelo programa recebe o teto de 242 reais do benefício.

O maior número de benefícios é distribuído na Bahia, onde mais de 1,6 milhão de famílias estão inscritas no programa. A região Nordeste concentra metade das bolsas concedidas em todo país. Em 2010, o governo gastou mais de 13,4 bilhões de reais com o Bolsa Família. Fonte

Vídeo Destacado do Dia
Shopping
Horoscopo


Envie sua sugestão  l  Ajuda  l  Anuncie seu site na busca  l  Publicidade  l  Seu comentário  l  Map do Site

©Copyright 2010 CadênoBrasil.com  l  Permitido o uso do conteúdo citando a fonte