Pesquisa personalizada
Busca de Sites: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Establecer esta página como inicio Agregar esta pagina a favoritos

  Diretório   Música   Fotos   Horóscopo   Saúde   Jogos   Moda   Esotérico   Viagens & Turismo   Gastronomia   Futebol
  Automóveis   Economia   Notícias   Software   MP3   Jornais   Hotéis   TV ao Vivo!   Informática   Rádios   Namoro

Chuva alaga SP e causa 13 mortes

A cidade de São Paulo amanheceu debaixo d'água nesta terça-feira. Os alagamentos são resultado da forte chuva que atingiu a cidade desde a noite de ontem. Houve transbordamento de córregos e rios --incluindo o Tietê--, foram registrados mais de 120 pontos de alagamento na cidade --três ainda ocupam vias--, e a prefeitura suspendeu o rodízio de veículos. Deslizamentos de terra e afogamentos causaram ao menos 13 mortes em diferentes pontos do Estado. Há desaparecidos.

Apesar de a chuva ter dado uma trégua, alagamentos persistem e ruas permanecem cheias de lama. Desde ontem, a cidade já registrou 92,5% do índice de chuva esperado para este mês pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) --221,2 mm dos 239 mm esperados (cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado). Só a chuva que começou ontem foi responsável por 68,6 mm.

A Defesa Civil municipal mantém o estado de alerta para deslizamentos de terra em sete regiões: Butantã, Campo Limpo, M'Boi Mirim, São Mateus, Jaçanã, Freguesia do Ó e Pirituba. Outras 18 estão em estado de atenção: Casa Verde, Perus, Santana, Guaianases, Itaim Paulista, Itaquera, São Miguel Paulista, Penha, Cidade Tiradentes, Vila Prudente, Lapa, Capela do Socorro, Ipiranga, Jabaquara, Santo Amaro, Cidade Ademar, Aricanduva/Formosa e Ermelino Matarazzo.

MORTES

Em 12 horas, as fortes chuvas provocaram a morte de 13 pessoas no Estado: cinco em São José dos Campos, quatro em São Paulo, três em Mauá e uma em Mogi das Cruzes.

O Corpo de Bombeiros contabilizava 11 óbitos, mas foram registradas também as mortes de um morador de rua arrastado por uma enxurrada na avenida Nove de Julho, e uma vítima de deslizamento próximo a região do Capão Redondo --ainda é analisado se o caso ocorreu na cidade de São Paulo ou de Embu, por ter ocorrido na divisa.

Ainda em São Paulo, outras duas mulheres --apontadas como mãe e filha-- morreram soterradas em um desmoronamento de terra na rua Virgínia de Araújo, bairro Furnas, na região do Tremembé (zona norte).

Em São José dos Campos, as cinco vítimas foram soterradas após suas casas serem atingidas por um deslizamento de terra no bairro Rio Comprido, no final da noite de segunda-feira (10). Outras três mortes aconteceram em Mauá, de acordo com os bombeiros, sendo uma de um adolescente de 16 anos, no Jardim Zaíra, e outra vítima no Jardim Rosina.

Já em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, os bombeiros contabilizam uma morte por afogamento, mas não foram dados detalhes sobre a vítima.

TRANSTORNOS

Devido à chuva e aos alagamentos, a prefeitura suspendeu o rodízio de veículos em São Paulo nesta terça-feira. Com isso, veículos com placas finais 3 e 4 ficam livres para circular sem restrição no centro expandido da cidade.

O temporal também prejudicou voos no aeroporto Campo de Marte (zona norte). De acordo com a Infraero (estatal que administra os aeroportos), o terminal --que costuma iniciar as operações às 6h-- abriu por volta das 7h10, apenas para helicópteros. Ainda não há previsão para a retomada das operações com aviões.

No Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), na zona oeste, portões foram fechados durante a madrugada como medida preventiva, após o alagamento de parte das ruas do entreposto. A reabertura ocorreu por volta das 9h30.

No terminal rodoviário do Tietê, em São Paulo, empresas de ônibus interromperam temporariamente a venda de passagens em razão do alagamento causados pela chuva na cidade.

Na Grande São Paulo, o grande volume de chuva fez com que a represa Paiva Castro, entre as cidades de Mairiporã e Franco da Rocha, atingisse o nível máximo de segurança. Por conta disso, a Sabesp determinou o aumento da vazão de água no local.

Também na região metropolitana, a circulação de trens na linha 7- Rubi (Luz-Francisco Morato-Jundiaí) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) foi normalizada às 9h, após um alagamento interromper o tráfego entre Caieiras e Franco da Rocha, durante a madrugada.

ALAGAMENTOS

Devido aos alagamentos, o trânsito ficou ruim em São Paulo, e muita gente enfrentou dificuldade para chegar ao trabalho. A zona norte foi uma das regiões mais afetadas.

Também foram registrados problemas em estradas --devido a alagamentos, deslizamentos de terra ou como reflexo do trânsito ruim na cidade.

Dos 125 alagamentos registrados pelo CGE em São Paulo desde ontem, 37 ainda ocupavam vias no começo da manhã, e parte impedia a passagem dos veículos. Por volta das 12h40, o órgão registrava três pontos:

- rua Romão Gomes, altura da avenida Valdemar Ferreira, sentido único;
- rua Bernardo Saião, ambos os sentidos;
- rua Solimões, com a Luis Alves de Siqueira, ambos os sentidos.

Ontem à noite, toda a cidade ficou em estado de atenção para alagamentos. Algumas regiões foram colocadas em estado de alerta devido ao transbordamento de rios e córregos: o primeiro rio a transbordar foi o Cabuçu de Baixo, no Guaraú (zona norte). Com a enchente, o CGE colocou as regiões das subprefeituras da Freguesia do Ó e da Casa Verde em estado de alerta às 22h40.

Em seguida, transbordaram os córregos Morro do S (na zona sul) e Jaguaré (zona oeste) --a região da subprefeitura do M'Boi Mirim entrou em alerta às 23h30 e a do Butantã, às 23h50. Por volta da 0h, o córrego do Limão transbordou na altura da Lapa (zona oeste). Já o rio Tietê transbordou em três pontos: à 0h10 na região da Penha (zona leste), à 0h40 na altura da ponte do Piqueri, na zona oeste, e à 0h50 no Anhembi (centro). Já o rio Pinheiros transbordou na altura da ponte Cidade Universitária por volta da 1h10.  Fonte

Vídeo Destacado do Dia
Shopping
Horoscopo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Envie sua sugestão  l  Ajuda  l  Anuncie seu site na busca  l  Publicidade  l  Seu comentário  l  Map do Site

©Copyright 2010 CadênoBrasil.com  l  Permitido o uso do conteúdo citando a fonte