Pesquisa personalizada
Busca de Sites: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Establecer esta página como inicio Agregar esta pagina a favoritos

  Diretório   Música   Fotos   Horóscopo   Saúde   Jogos   Moda   Esotérico   Viagens & Turismo   Gastronomia   Futebol
  Automóveis   Economia   Notícias   Software   MP3   Jornais   Hotéis   TV ao Vivo!   Informática   Rádios   Namoro

Chefe do resgate no Chile ajuda em acidente na Colômbia

O chefe das operações de resgate dos 33 mineradores chilenos presos no norte do país, André Sougarret, se mostrou disposto a colaborar no acidente que deixou dois operários desaparecidos em uma jazida na Colômbia. "Se nos pedem colaboração, estamos dispostos a ajudar", disse Sougarret durante entrevista coletiva nesta quinta-feira na mina San José, onde na noite de quarta-feira foram concluídos os trabalhos de resgate.

O acidente com os dois mineradores colombianos ocorreu na terça-feira na jazida carbonífera de La Esperanza, a cerca de 60 m de profundidade, na cidade de Tasco, no departamento de Boyacá. Após uma nova explosão na mina nesta quinta-feira, ficou reduzida a esperança de resgatar com vida os dois mineradores, Hernán Alfonso Barrera e John Freddy Ordóñez.

André Sougarret, engenheiro civil de minas e gerente da jazida El Teniente, propriedade da estatal chilena Corporación Nacional del Cobre (Codelco), foi designado para comandar a inédita operação que conseguiu resgatar os 33 mineradores que estavam presos a cerca de 700 metros de profundidade.

Desmoronamento
Em 5 de agosto, um desmoronamento na mina San José, em Copiapó, deixou 33 trabalhadores presos em uma galeria a quase 700 m de profundidade. Após 17 dias, as equipes de resgate conseguiram contato com o grupo e descobriram que estavam todos vivos por meio de um bilhete enviado à superfície. A partir daí, começou a operação para retirá-los da mina em segurança.

A escavação do duto que alcançou os mineiros durou 33 dias. O processo terminou no dia 9 de outubro, sábado, quando os martelos das perfuradoras chegaram até o abrigo onde eles estavam. Concluída esta etapa, as equipes de resgate decidiram revestir o duto - ainda que parcialmente - para aumentar a segurança antes de retirá-los. Este trabalho terminou no domingo pela manhã.

Depois de muitos testes, o esforço final de resgate teve início às 23h19 de terça-feira, 12 de outubro, quando a cápsula desceu pela primeira vez ao refúgio dos mineiros carregando o socorrista Manuel González - e durou menos de 24 horas. Os trabalhos terminaram às 21h55 da quarta-feira, dia 13. A missão durou pouco menos da metade do tempo estimado pelas autoridades, que era de 48 horas.

Os trabalhadores foram içados dentro da cápsula Fênix II, que tem 53 cm de diâmetro. Durante todo o percurso de subida, eles tinham suas condições de saúde monitoradas, usaram tubos de oxigênio e se comunicaram com as equipes da superfície por meio de microfones instalados nos capacetes.

Fonte

 

 

Vídeo Destacado do Dia
Shopping
Horoscopo


Envie sua sugestão  l  Ajuda  l  Anuncie seu site na busca  l  Publicidade  l  Seu comentário  l  Map do Site

©Copyright 2010 CadênoBrasil.com  l  Permitido o uso do conteúdo citando a fonte